Teatro
A Resistível Ascensão de Arturo Ui
de Bertold Brecht

dias 2, 3, 4, 6, 7 e 8 de Outubro / 21h30
inf. e reservas: 217 905 155 / culturgest.bilheteira@cgd.pt
















A Resistível Ascensão de Arturo Ui foi escrita em 1941 por Bertold Brecht durante o exílio na Finlândia. Tendo como pano de fundo a cidade de Chicago e as guerras entre gangsters, o autor pretendia demonstrar ao mundo como se deu a ascenção de Hitler e do Nazismo, afirmando: "É preciso esmagar os grandes criminosos políticos: e esmagá-los através do ridículo. Pois não são sobretudo grandes criminosos políticos, mas sim autores de grandes crimes políticos, o que é bem diferente."
Numa sociedade do espectáculo baseada mais em mecanismos de manipulação das imagens do que no crescimento pessoal e na construção participada de uma comunidade possível, a retórica substituiu a ética, transformando as práticas sociais em batalhas onde em vez do mérito há lobbies e favorecimentos. Brecht deixa-nos com este texto um valioso instrumento para pensar o mundo, através de uma paródia sobre vilões e homens bons, todos corruptíveis. É isto que nos motiva. É no tom caricatural, risível e por vezes ridículo com que o autor esboça estas personagens que encontramos uma forma de comunicar.

título original Der aufhaltsame Aufstieg des Arturo Ui
tradução José Maria Vieira Mendes
direcção Joaquim Horta
com Carlos Alves # Duarte Guimarães # Gonçalo Amorim # Joaquim Horta # Paula Diogo # Pedro Martinez # Raul Oliveira # Rúben Tiago # Sílvia D. Filipe # Tónan Quito
música original Filipe Melo
músicos Otto Pereira # António Jorge Nogueira (violinos) # Sandra Raposo (viola d'arco) # Carlos Jorge Nogueira (violoncelo) # Filipe Melo (piano) # Bruno Pedroso (percussão)
cenografia e figurinos Marta Carreiras
desenho de luz Daniel Worm d'Assumpção
maquilhagem Jorge Bragada / Face Off
produção Henrique Figueiredo # Patrícia Costa

co-produção Truta # Culturgest
projecto financiado pela DGArtes / Ministério da Cultura

agradecimentos Centro Cultural de Belém # Walter Teerling # Soazilope, Lda # Teatro Meridional