Educativos
Biblioteca Sensível Itinerante




Biblioteca Sensível Itinerante

Pensamos na Infância não como uma idade, mas como um olhar, uma maneira de ver as coisas, de pensar o mundo. A infância é pentear cometas, mimar micro-segundos, amestrar preguiças. É irritar-se com as coisas, mudar frequentemente de sítio, inventar ideias. Não nos interessam as respostas, as certezas imutáveis. Estamos fascinados pelas interrogações, caminhadores de perguntas.
Antonio Catalano


A Biblioteca Sensível Itinerante nasceu da instalação/ espectáculo Universos Sensíveis de Antonio Catalano no centro de exposições do C.C.B. (Centro Cultural de Belém) programado pelo Centro de Pedagogia e Animação do C.C.B..

Recuperando o espírito das bibliotecas itinerantes, mostra-se particularmente pertinente em áreas de exclusão geográfica e social.



com Rúben Soares # Raul Oliveira # Paula Diogo

Até ao momento visitámos perto de uma centena de localidades por todo o país e estabelecemos diversas parcerias, das quais destacamos: a Transforma – Associação Cultural (Torres Vedras/ Novembro 2002); o Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém (Dezembro de 2002); o Centro Regional das Artes do Espectáculo de Viseu – Teatro Viriato (Novembro 2003); a Divisão de Educação da Câmara Municipal de Cascais nos Projectos Escola Criativa (Janeiro/Fevereiro 2003 e Março 2004); 74ª Feira do Livro de Lisboa/A.P.E.L. (Maio/Junho 2004); Comum – Rede Cultural (2004/2005) e a Direcção Geral do Livro e das bibliotecas- no Programa de Itinerâncias 2003/2008). Este projecto integra o programa Cultinfância da Cultideias, para mais informações ver em www.cultrede.com.

Em 2008 a Bilioteca Sensível Itinerante vai visitar, no âmbito do Programa de Itinerâncias dos D.G.L.B. as seguintes bibliotecas:

Setúbal - 23 de Abril

Beja - 24 de Abril

Bragança - Outubro

Mirandela - Outubro

Peso da Régua - Outubro

Sem comentários: