Dança
Notes of a Kaspar
de Marlene Freitas


Notes of a Kaspar
de Marlene Freitas (2004) apresentado na Black Box do CCB, no PARTS (Bruxelas) e em 2005 no Teatro Gil Vicente (Coimbra). É um espectáculo de dança; um solo que nasceu da leitura do texto de Peter Handke (Gaspar). Gaspar não sabe andar ou falar. A queda, ou melhor, a tentativa de se manter de pé é o meio pelo qual o hábito se instaura - o desconhecido se torna aparentemente familiar e assimilado. Do mesmo modo que o corpo do bailarino aprende regras e procedimentos com vista a se disciplinar. Em cena, o diálogo entre um corpo e uma cadeira mostram a angústia inerente ao processo de sociabilização de um ser humano. A cadeira está no chão, caída. Algo está errado. Alguém continua sentado. As suas pernas baloiçam num embalar que mede o tempo que nunca existiu. Gaspar fez-me pensar em nós, tu e eu. Ao imaginar o seu andar trôpego, pensei em mim ao te perder. A sua forma inteligente e sensível de receber o mundo, levou-me a ti. Não conseguimos vencer a morte e este corpo mirrou com a tua ausência. Fazes-me falta.


criação e interpretação Marlene Freitas

Sem comentários: