LENZ, um projecto de Pedro Lacerda A partir da novela com o mesmo nome de Georg Büchner. Espaço Negócio|ZDB, 13 a 24 de Fevereiro | 4ª a Domingo | 21h30


LENZ, um projecto de Pedro Lacerda
A partir da novela com o mesmo nome de Georg Büchner.
Espaço Negócio|ZDB, 13 a 24 de Fevereiro | 4ª a Domingo | 21h30

©Pedro A. Pina

LENZ é uma criação do actor Pedro Lacerda e é uma proposta de teatro para um actor e um pintor. Os pontos de partida são: o texto da novela de Georg Büchner "Lenz", numa tradução de Nuno Júdice e uma tela em branco.
LENZ constrói-se nesse encontro, nessa relação entre a imagética e o discurso.
O espectáculo reconstrói o percurso de Lenz que parte para uma viagem solitária acompanhado por imagens de uma aspereza gélida e uma natureza imensa, tentando sobreviver a si próprio e ao mundo.
O texto trata da viagem trágica desse homem e da sua caminhada progressiva para loucura. Das suas qualidades como pessoa e como artista e das razões que o fazem gorar um futuro que se adivinharia brilhante. Com a solidão como pano de fundo e grande catalisador, o texto deambula entre o “contar” da história e o discurso directo.
A obra de Büchner mantém-se actual e moderna até aos nossos dias. “Lenz” é um fragmento, uma história inacabada, mas mesmo assim uma obra-prima da literatura alemã. É o homem que procura descontroladamente encontrar-se, equilibrar-se, o homem que revê em si a fúria dos elementos. A descrição de Lenz pode ser analisada como um caso clássico de esquizofrenia mas encerra em si para além da análise médica, todo o interesse de um homem moderno que questiona, que luta contra o caos do mundo. Tudo isto nos interessa na identificação de Lenz com o homem contemporâneo, como figura resistente ao seu contexto, como indivíduo livre.

"Em todas as coisas eu exijo a vida, um carácter verosímil, e chega; não temos nada que perguntar se é belo ou feio. O sentimento que há vida na coisa criada é muito mais importante do que considerações sobre a beleza e a fealdade; este é o único critério em matéria de arte."
in “Lenz” de Büchner


UMA PRODUÇÃO 


PARCEIROS E CO-PRODUTORES





























FICHA TÉCNICA e ARTÍSTICA:
Texto Original Georg Büchner, Tradução Nuno Júdice, Direcção de Projecto, Adaptação, Criação e Interpretação Pedro Lacerda, Pintura, Interpretação e Espaço Cénico José Grazina, Figurinos e Espaço Cénico Ana Limpinho, Desenho de Luz Daniel Worm d’Assumpção, Assistência à Criação e Dramaturgia Paulo Pinto e Paula Diogo, Assistência à Criação no Espaço do Tempo Luis Godinho, Assistência montagem Luz Marta Fonseca, Fotografia Pedro A. Pina/http://www.pedroapina.com/, Produção e Difusão Pedro Pires e TRUTA

AGRADECIMENTOS:
Agradecimentos António Duarte e Organização, Rui Horta, Pia Kraemer, Susana Picanço, Tiago Coelho, Ana Carina Paulino, Thomas Walgrave, Ana Riscado, Sofia Campos, Jorge Silva Melo, Nuno Júdice, Carlos Pessoa, Goethe Institut, Dr. Joachim Bernauer, Major-General Comandante da Academia Militar, Capitão Rui Matos Alvarinho (Academia Militar), Ruben Soares, Chefe do Gabinete do Comando da Academia Militar, Adriana Martins, Luis Cordeiro, José Manuel Carriço, Máquina Agradável, Andresa Soares, Marta Brito, Inês Aranha, Sr. Carapinha, Dª Maria Constança Santa Marta, Demi Monde, Pedro A. Pina, Carlos Silva, Carlos Lacerda, Ana Pereira, Susana Duarte, Georges Steyt e Altino Cunha.
 

 

Sem comentários: